Estabelecer objetivos claros na gestão de suprimentos de um negócio de saúde é fundamental para garantir a qualidade dos insumos que serão utilizados no procedimento do paciente, bem como evitar desperdícios e gerar mais valor para o negócio. Nesse contexto, se basear em metas SMART pode trazer mais clareza para o seu dia a dia e encurtar o caminho em direção ao sucesso.
Quer saber como? Continue lendo este artigo!
O que são metas SMART
Em poucas palavras, SMART é um acrônimo que pode ser utilizado para orientar o estabelecimento de metas mensuráveis que precisam ser alcançadas para levar um negócio adiante.
O termo ganhou relevância em 1981, após George T. Doran publicar um artigo, na edição de novembro da Management Review, abordando a sigla e sua utilidade para atingir metas.
Hoje sabemos que medir o desempenho de qualquer negócio é fundamental para assegurar que ele esteja no caminho do crescimento. Se suas metas e objetivos forem SMART, você já ganhou metade da batalha.
Isso porque, as 5 diretrizes propostas pelo método contém as informações necessárias para estabelecer um objetivo com clareza.
O método funciona como uma espécie de lista de verificação. De forma que, ao se basear no princípio SMART, você tem um modelo simples e prático para dar os primeiros passos para conquistar o que deseja. Que pode ser desde aumentar a receita e motivar os colaboradores, até elevar a satisfação do paciente.
Então, segundo a metodologia SMART, para garantir a conquista das suas metas, elas devem ser:
S (Specific) Específica – Uma meta de sucesso tem um propósito específico. Se o objetivo é aumentar o número de procedimentos, você pode definir um aumento de 30% em um período de 6 meses, por exemplo.
M (Measurable) Mensurável – Uma meta de sucesso pode ser medida. Quando você pode medir uma meta, também será capaz de dizer se ela foi atingida com sucesso ou não.
A (Achievable) Atingível – Uma meta de sucesso é atingível. Um objetivo não pode ser muito fácil, mas também não pode ser impossível de ser alcançado. Suas metas precisam fazer você e sua equipe suarem um pouco e se motivarem, mas não deixá-los em desespero.
R (Relevant) Relevante – As metas precisam ser relevantes e fazer sentido tanto para o crescimento do seu negócio, como para gerar engajamento entre os seus colaboradores.
T (Timely) Tempo específico – Uma meta de sucesso tem um prazo específico para terminar. Quando os objetivos têm um limite de tempo para ser alcançado, eles tendem a ser mais motivadores.
Passo a passo para tirar as metas do papel
Com base nos 5 pilares acima, o primeiro passo é saber quando e onde você quer chegar.
Digamos que o objetivo seja digitalizar os processos de gestão para estimular uma rotina de trabalho mais produtiva e eficiente. Com esse norte em mente, é importante estabelecer um prazo para alcançar a meta e planejar pequenas ações que vão te ajudar a chegar lá.
Pesquisar alternativas disponíveis no mercado, escolher a opção mais adequada para o seu negócio e treinar a equipe, são algumas ações que devem ser tomadas até alcançar a grande meta.
Nesse ponto, devem ser consideradas a complexidade e a duração para que a meta seja concretizada.
Se as metas são de longo prazo, o que normalmente envolve processos complexos, é importante que você divida a grande meta em metas menores.
Vale ressaltar que estabelecer e alcançar esses pequenos marcos faz com que o time sinta que está progredindo e chegando cada vez mais perto de alcançar o objetivo.
E, lembre-se, conquistada a meta, não deixe de comemorar. Nesse artigo explicamos que vibrar com as pequenas conquistas eleva o engajamento e satisfação do time.
Revisite suas metas
De nada adianta identificar onde você quer chegar, definir um objetivo e depois abandoná-lo.
As metas precisam ser revisitadas com frequência para que você e sua equipe sintam que o negócio está caminhando na direção correta.
Sem contar que ao fazer a manutenção periódica do que foi estabelecido, você consegue identificar eventuais obstáculos e pensar soluções para contorná-los com antecedência.
Invista em uma comunicação transparente
Garantir que todos os integrantes do time estejam alinhados em prol do objetivo em comum é fundamental para superar os desafios e alcançar as metas no prazo estabelecido.
Em oposição às ferramentas analógicas e fragmentadas, softwares de gestão ajudam a estabelecer uma comunicação transparente e evitar os temidos ruídos, uma vez que aumentam a visibilidade dos processos, ao centralizarem as informações em um só lugar, e garantem que todos estejam na mesma página.
Agora que você conhece os fundamentos do método SMART e como ele pode ser útil para o seu negócio de saúde, que tal aprofundar seu conhecimento e conferir o nosso artigo sobre os benefícios da gestão digital da cadeia de suprimentos? Não perca!