Você está lendo
Logística 4.0 e o uso da tecnologia em saúde

Logística 4.0 e o uso da tecnologia em saúde

Enrique Garcia-Muniz

O futuro é digital e isso fica cada vez mais evidente com o surgimento de tecnologias que estão revolucionando modelos de negócio e mudando o status quo em todas as frentes. Como exemplo, vale destacar as novas soluções inseridas na rotina da cadeia de suprimentos, que vêm mudando a forma como fornecedores e compradores se relacionam a partir do conceito da Logística 4.0.

Partindo da ideia de Quarta Revolução Industrial, a Logística 4.0 surge para caracterizar processos amparados em ferramentas disruptivas que visam adicionar mais rapidez, eficiência e redução de custos por meio da automação digital.

A seguir, abordaremos as principais tecnologias que estão moldando a logística do futuro e de que forma elas podem contribuir para a evolução do seu serviço de saúde. Confira!

Inteligência Artificial (IA)

o uso da Inteligência Artificial traz para as mãos do gestor o poder de prever comportamentos e antecipar tendências, além de apoiar a padronização de cadastros. 

Na área da saúde, essa ferramenta possibilita um estoque mais enxuto (reduzindo, assim, o desperdício) e a otimização dos processos de entrega, além de prever períodos de sazonalidade, hábitos de consumo e oportunidades de redução dos custos. 

Big Data

O século XXI é, definitivamente, a era dos dados, e o seu uso já está moldando a logística do futuro.

Os negócios de saúde podem recorrer ao Big Data para uma visão mais estratégica da cadeia de suprimentos. Isso se deve ao grande número de dados produzido na troca de informações entre os serviços de saúde e fornecedores. 

A análise dos dados possibilita antecipar problemas futuros, o que leva a uma tomada de decisão mais assertiva, segura e pautada na precisão.

Internet das Coisas (IoT)

O conceito de IoT está relacionado a uma rede de objetos capaz de se conectar digitalmente com a internet e trocar dados.

A adoção desta ferramenta garante o aumento da produtividade, redução com custos operacionais e menor incidência de erros. 

Só para citar um exemplo, podemos pensar em um processo de monitoramento do estoque em tempo real por meio de etiquetas inteligentes. Nesse modelo, quando um item é retirado do estoque, ocorre a baixa automática no sistema.

Computação em Nuvem (Cloud Computing)

O poder da Computação em Nuvem está na sua capacidade de centralizar, integrar e gerir informações virtualmente e de qualquer lugar. 

Veja também
Tradicional X Digital: qual melhor processo de compras?

Para um negócio de saúde, que precisa ter a garantia da entrega dos insumos para o atendimento ao paciente, é possível acessar fornecedores e acompanhar, rastrear e alterar um pedido remotamente, com poucos cliques. 

A computação em Nuvem é também a base para o SaaS (Software como serviços), solução de armazenamento online, capaz de personalizar e integrar todas as operações de uma empresa, trazendo escala sem custos com aquisição, instalação, manutenção e atualizações de um sistema próprio. 

Aprendizado de Máquinas (Machine Learning)

O Aprendizado de Máquina é um ramo da IA que possibilita aos sistemas e computadores detectar padrões e automatizar ações a partir de experiências anteriores. 

Na logística da cadeia de suprimentos seu benefício está relacionado à alta capacidade de processamento dos dados estruturados, análises preditivas acuradas e menor incidência de erros. 

Em termos práticos, a inserção do Aprendizado de Máquinas ao negócio garante uma gestão de estoque mais inteligente e estratégica, além de maior eficiência e agilidade na rotina operacional, já que as máquina apoiam o aprendizado dos gestores, trazendo insights e oportunidades de otimização do todo.

Conforme a cadeia de suprimentos se torna cada vez mais sofisticada, a adoção de soluções digitais que reduzam os imprevistos, os desperdícios e a ineficiência — e ao mesmo tempo propiciam um ambiente mais escalável, adaptável e veloz — serão determinantes não só para moldar a logística do futuro, como para desenhar o futuro sustentável do seu serviço de saúde.

Todos os direitos reservados. Rapicare SA ® 2019