Você está lendo
5 benefícios da gestão integrada

5 benefícios da gestão integrada

Filipe Boldo
Gestão integrada

Todo gestor sabe o quão desafiador é administrar um negócio de saúde, especialmente se diferentes departamentos precisam trabalhar juntos.

Apostar em uma gestão integrada pode ser a solução que você procura para otimizar processos, prevenir falhas, ganhar tempo ou, ainda, controlar o fluxo de caixa e o estoque.

Em outras palavras, ao investir em um sistema integrado, o gestor é capaz de conhecer, em tempo real, o funcionamento de todas as áreas do negócio. O que lhe confere mais agilidade e segurança na tomada de decisões.

Quer saber como a gestão integrada pode beneficiar o seu serviço de saúde? Então continue lendo esse artigo.

Melhor controle dos processos

Com a utilização de um sistema de gestão integrada, fica muito mais fácil monitorar todas as operações do negócio. Por exemplo: se uma luva é utilizada, o setor de estoque fica sabendo de imediato, garantindo a futura reposição do produto.

Controlar o estoque de maneira informatizada é vantajoso para qualquer empresa, mas para os serviços de saúde, contar com recursos digitais, é praticamente fundamental. Não é pra menos, já que garantir o suprimento e validade dos insumos é essencial para o bem-estar do paciente.

Ao investir em um sistema automatizado de gestão é possível estabelecer metas realistas e mensuráveis sobre o que comprar, quando comprar, o que manter em estoque e o que precisa ser consumido com mais urgência.

Em resumo, além de evitar desperdícios e armazenamento desnecessário, o uso de sistemas informatizados preserva a saúde do seu paciente e do seu capital de giro.

Integração dos dados

Ter a possibilidade de acessar os dados do paciente por meio de um sistema integrado é, sem dúvida, um ganho no atendimento e maior satisfação do paciente, já que o histórico de saúde, uma vez registrado, não precisa ser refeito a cada nova consulta.

Outra vantagem é que, com o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), a cada dia surgem novos softwares que permitem não só o aprimoramento de diagnósticos e armazenamento de dados na nuvem, como uma melhor comunicação com o fornecedor, que pode te ajudar na redução de custos e desperdícios, ao otimizar a reposição automática de mercadorias.

Economia de tempo e aumento da satisfação do paciente

Um sistema de gestão integrado também permite a otimização do tempo, o que beneficia diretamente o seu negócio e agrada ao paciente.

De que maneira? Imagine o quão irritante é para uma pessoa ter que aguardar em filas de espera para agendar uma consulta? Com a agilidade que um sistema integrado proporciona esse problema desaparece.

Veja também

Ou seja, além de diminuir os custos em todos os sentidos e aumentar a satisfação do paciente, você, gestor, consegue ganhar tempo e voltar seus esforços para ações mais sofisticadas e estratégicas da empresa.

Aumento da produtividade

O serviço de saúde que investe em um sistema de gestão integrado verifica um aumento substancial na produtividade de toda a equipe. Isso ocorre porque todos os processos, antes executados manualmente, como confirmação de consultas e exames, por exemplo, passam a funcionar de forma automatizada.

A vantagem da informatização é tirar a sobrecarga dos seus colaboradores e evitar situações de imprevisto, grande armadilha para a produtividade. Dessa forma, você consegue estimular um ambiente de trabalho com maior bem-estar e fluidez para a sua equipe.

Redução de falhas

A adoção de softwares e sistemas integrados diminui a interferência de terceiros na coleta e validação das informações, o que reduz drasticamente os erros operacionais e o retrabalho.

Isso significa que você não precisará se preocupar com duplo agendamento de consultas, demandas mal previstas ou falta de materiais para o atendimento. 

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes!

Todos os direitos reservados. Rapicare SA ® 2019

Voltar ao topo