Você está lendo
Os benefícios da logística 4.0 para serviços de saúde

Os benefícios da logística 4.0 para serviços de saúde

André Iaconelli

Sísifo foi condenado pelos Deuses a empurrar, por toda a eternidade, uma grande pedra montanha acima. Para as divindades do Olimpo não havia maior castigo que o trabalho lento, repetitivo e pouco eficiente. 

Como o personagem mitológico, por muito tempo os atores da cadeia de suprimentos encontraram pequena margem para inovar em suas rotinas de gestão, ficando reféns de modelos desconectados e dispendiosos. 

Mas a transformação digital está mudando os rumos do processo de abastecimento, ao incorporar ferramentas inteligentes e estabelecer novos paradigmas, um deles é o conceito de Logística 4.0

Nesse artigo, vamos falar como não ser vítima do mito de Sísifo no seu fluxo de trabalho, abordando os benefícios da Logística 4.0 aplicada ao seu serviço de saúde.  

O que é e qual a origem da logística 4.0?

Logística 4.0 é um termo cunhado a partir do conceito de Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, no qual o foco está no poder do uso de tecnologias de ponta (IA, Cloud, RFID, IoT, etc.) para atender as demandas e tendências comerciais do século XXI, imprimindo mais velocidade aos processos, eficiência, economia e otimização dos recursos. 

Para entender melhor como chegamos até aqui, vamos revisitar o passado. A primeira revolução industrial, a Indústria 1.0, marca a transição das técnicas de produção manual para o uso de máquinas movidas por energia a vapor. 

A indústria 2.0, por sua vez, nasce junto com o aproveitamento de novas fontes de energia (como a eletricidade e o petróleo), o que possibilitou aumento da eficiência operacional e produção em massa. 

Já a Indústria 3.0, caracteriza o começo da transformação digital, iniciando em meados do século XX, a partir da expansão da internet, avanços na eletrônica e na robótica e popularização de softwares e dispositivos móveis.

Na fase atual, a Indústria 4.0 caminha para processos automatizados e inteligentes, apoiados por ferramentas disruptivas como Big Data, Computação em Nuvem e Internet das Coisas (IoT).

E a logística 4.0 é resultado disso, ao se beneficiar com a conexão digital de redes inteligentes e super integração de todos os agentes da cadeia de suprimentos (compradores e fornecedores).

Benefícios da Logística 4.0 na saúde

As vantagens para um negócio que se alinha à Logística 4.0 são muitas.

Elas vão desde maior precisão na análise de dados, redução de custos e menor incidência de perdas (seja de tempo ou com avarias e extravios de insumos, por exemplo), até o aumento da satisfação do paciente, que será impactado pela eficiência do fluxo e contará com um serviço de excelência. 

Os benefícios ainda incluem: prazos menores de entrega, maior integração entre os membros da cadeia de suprimentos, menor burocracia, rastreamento de cada etapa do processo de compras e aumento da produtividade e competitividade.

Veja também
Por que fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos

Desafios da Logística 4.0

Assim como Sísifo, à medida que a Logística 4.0 se torna uma realidade na rotina de gestores, compradores e fornecedores, algumas pedras ainda aparecem como obstáculo. 

Esses desafios estão relacionados a uma mentalidade empresarial tradicional, ainda muito dependente de processos manuais e analógicos, carentes de integração e automação.

Acontece que a própria evolução do mercado exigirá processos mais flexíveis e transparentes, o que ficou muito mais urgente com os impactos do Covid-19, que aceleraram as agendas de automação e digitalização das cadeias de suprimentos dos principais mercados globais.

Os negócios que resistirem aos avanços tecnológicos não só perderão a oportunidade de adquirir a dianteira comercial, como terão muito mais dificuldade para se ajustar posteriormente.

Por isso, é importante contar com um bom planejamento e se cercar de parceiros estratégicos, a fim de se preparar para essa tendência e, gradualmente, adotar soluções disruptivas que proporcionam uma visão mais holística da cadeia de suprimentos e maior valor agregado. 

Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o nosso artigo sobre as principais tecnologias que estão moldando a logística do futuro e de que forma elas podem contribuir para a evolução do seu negócio de saúde. Não perca!

Todos os direitos reservados. Rapicare SA ® 2019

Voltar ao topo